Obtenha o estudo original do ensaio clínico que você está avaliando . Você pode ser capaz de encontrá-lo no site da publicação ou através da biblioteca . Artigos na imprensa que descrevem estudos são muitas vezes incompletos .
2
Avaliar a publicação em que o estudo foi publicado . Revistas peer-reviewed são as melhores. Artigos em outras publicações não são tão credível. Não aceitar referências a um estudo que são impressos em publicidade ou em um site que está tentando vender-lhe alguma coisa, a menos que você pode encontrar e avaliar o estudo original .
3
Pesquisa da pesquisadores que realizaram o estudo. Especialistas em um sujeito que trabalha para uma instituição universitária ou de investigação têm mais credibilidade. Na maioria dos casos , os cientistas escrevem sobre assuntos fora da sua área de especialização terá menos credibilidade. Artigos de escritores que não têm diplomas de universidades reconhecidas ou que não são afiliadas à uma instituição reconhecida não deve ser aceito sem uma investigação mais aprofundada de credenciais do escritor.
4
Identificar o número de indivíduos em o estudo e como eles foram escolhidos . Quanto mais as pessoas do estudo , o melhor. No entanto, os indivíduos escolhidos devem ter características , tais como idade e sexo , que parecem adequados para os objetivos do estudo. Existe um grupo de controle? O estudo terá mais credibilidade se houver , e se os grupos foram selecionados aleatoriamente .
5
Verifique o financiamento. Quem pagou o estudo ? É melhor se o estudo foi financiado por uma parte neutra , mas o estudo não é necessariamente mau se o partido que financiou beneficia dos resultados.
6
Avaliar os resultados do estudo e as conclusões. Será que as conclusões parecem seguir a partir dos resultados ? A conclusão reforça a de outros estudos ou é novo ? Será que os pesquisadores parecem mais positiva em suas conclusões que se justifica ? Eram verdadeiramente imparcial ou que eles tinham muita informação antes de fazer conclusões sobre os resultados do estudo . Decida se você acha que o estudo faz o que se propôs a fazer , e se não, os pesquisadores explicam a diferença.