Embora existam alguns fatores fora do controle do operador de raio- x , três aspectos da emissão de radiação geralmente pode ser ajustada pelo operador. Estes incluem miliamperagem -segundos , pico kilovoltagem e a distância a partir da fonte de raios -X para o dispositivo de captura de imagem. Estes factores determinam tanto o número de raios -X produzidos, bem como a sua capacidade para passar através do corpo humano . Isso é muitas vezes descrita como a quantidade ea qualidade do feixe de raios -X .
Miliamperes - Segundos
O produto de miliamperagem e tempo, mAs é o principal responsável pela quantidade de raios -X produzido durante uma exposição . Miliamperagem é um termo elétrica para o atual, ou a taxa de elétrons que fluem através do tubo por segundo. Tempo é o tempo de exposição . A quantidade de raios-X que atingem o receptor filme ou imagem determinar a escuridão total ou escuridão da imagem.
Quilovoltagem Peak
quilovoltagem pico controla a potência e qualidade dos raios -X que penetra . Os raios X que são incapazes de passar através do corpo são visualizados como áreas brancas na imagem . É normal para as estruturas de tecido denso , como ossos , para absorver mais radiação. Na imagem , kVp controla o contraste ou a diferença entre as áreas claras e escuras de raios- X . Um feixe de raios- X produzidos com maior tensão resultará em menor contraste , fazendo com que a imagem de possuir muitos tons de cinza .
Distância
Como distância diminui a partir do X - ray tubo para o receptor de imagens e do paciente , a intensidade do feixe de raios - X aumenta. Isto é semelhante a uma lâmpada de luz parecendo mais brilhante quando uma pessoa se aproxima, enquanto que a intensidade da luz é reduzida a um aumento da distância . Normalmente , a distância é determinada por qualquer exame de raio- X . No entanto, certas circunstâncias podem exigir uma modificação na distância , e uma compensação em mAs é normalmente usado para explicar a mudança.