Concentre-se no tom de voz ao falar com um paciente. Eles conscientemente ouvir qualquer nota de irritação ou impaciência. O profissional de saúde deve ouvir a voz do paciente , observando qualquer medo ou hesitação . Use silêncio e de escuta ativa habilidades para permitir que o paciente verbalizar mais as suas preocupações , se ele quer fazer isso .
2
Concentre-se na proximidade entre o profissional de saúde eo cliente. Os médicos costumam usar itens físicos , tais como mesas e computadores se distanciar de um paciente. As pessoas que estão doentes são vulneráveis e podem sentir-se exposta. Seus corpos estão temporariamente não a sua própria como um médico examina -los. Os profissionais devem estar conscientes disso e tomar todas as medidas para falar respeitosamente com o paciente e proteger a sua privacidade e dignidade.
3
Interpretar sinais de sofrimento e dor no paciente. Algumas pessoas estão relutantes em reclamar ou " causar problemas ". Os profissionais de saúde devem interpretar os sinais não verbais de dor ou angústia , como palidez, aperto dos lábios , fazendo caretas ou vacilar . Pessoas que trabalham em saúde mental podem observar sinais de auto-negligência na aparência de um cliente. Isso pode indicar uma deterioração do estado mental da pessoa.
4
Use linguagem corporal relaxada como um profissional de saúde , para que o cliente não se sente que ele tem de se apressar. Vista-se adequadamente . Alguns pacientes , no " British Journal of General Practitioners " estudo , relataram que encontraram jaleco branco do médico uma barreira. No entanto, outras pessoas podem achar isso reconfortante.