A espuma é uma dispersão de gás em um líquido ou sólido . O gás mais comum usado para criar espuma é ar . Um exemplo de uma espuma de uma bebida carbonatada , o qual é uma espuma de gás dióxido de carbono numa bebida líquida . Espuma ocorre naturalmente em muitos processos de fabricação. Os materiais que são utilizados para promover ou suprimir a formação de espuma são conhecidos como agentes de formação de espuma . O processo de formação de espuma pode ser uma mudança física ou uma reação química.
Assados
produtos de panificação , como pães , bolos e bases de pizza são exemplos de espumas . O agente de formação de espuma é o agente de sensibilização ou de agente de fermentação , tal como de levedura , que liberta dióxido de carbono gasoso na mistura durante o processo de cozimento . O gás , combinada com o ar preso , tenta escapar da mistura durante o aquecimento , resultando numa espuma de cozido . O processo envolve uma reação química e não é reversível , o que significa que assados são uma forma de espuma permanente.
MASURF FS -910
MASURF FS -910 é um oligómero numa solução de hidrocarboneto , fabricado pela Mason Chemical Company , que serve como um surfactante e um agente de formação de espuma não- aquosa . Um oligómero é uma substância que é formada a partir da junção de algumas moléculas pequenas . MASURF FS - 910 é também utilizado como um protector de superfície e como uma solução de revestimento .
Gases inertes
geles de poliuretano hidrofílicas são combinados com agentes de formação de espuma não- aquosos na forma de gases inertes tais como azoto , dióxido de carbono , ar e combinações destes e são usados na indústria dos cuidados de saúde para o tratamento de feridas . Os geles podem ser combinados com outros agentes de formação de espuma não- aquosos adequados , sob a forma de solventes tais como cetonas, ésteres e alcanos . Os agentes espumantes não aquosos ajudar a prevenir o excesso de umidade e infecção nas feridas .