casa |  | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Salas de Emergência

O que significa MLS do ponto de vista médico?

MLS significa "sistema longitudinal medial" e é um termo usado na neurociência para descrever um grupo específico de estruturas cerebrais interconectadas envolvidas no controle motor e no processamento espacial. É composto por vários componentes principais:

- Núcleo Vestibular Medial: Localizado no tronco cerebral, o núcleo vestibular medial é responsável pela integração das informações sensoriais relacionadas ao movimento e equilíbrio da cabeça.

- Núcleo Vestibular Lateral: Também localizado no tronco cerebral, o núcleo vestibular lateral está envolvido na coordenação dos movimentos oculares com os movimentos da cabeça para manter a estabilidade visual.

- Trato tectoespinhal: Esse trato se origina no colículo superior do mesencéfalo e desce até a medula espinhal, desempenhando um papel na orientação da cabeça e do corpo em resposta a estímulos visuais e auditivos.

- Fascículo Longitudinal Medial: Uma coleção de fibras nervosas que conecta vários núcleos do tronco cerebral, o fascículo longitudinal medial é crucial para coordenar os movimentos dos olhos, da cabeça e do corpo.

Coletivamente, o sistema longitudinal medial serve como uma via central para processar e coordenar informações sensoriais, particularmente entradas vestibulares (relacionadas ao equilíbrio) e visuais, para gerar respostas motoras apropriadas. A disfunção no MLS pode resultar em vários distúrbios neurológicos que afetam o equilíbrio, os movimentos oculares, a orientação espacial e a coordenação.