casa | | Informação em Saúde > | setor de Saúde | Atenção ao Idoso
Você está grávida de 11 anos e trabalha com idosos, um de seus clientes tem herpes zoster e você está se perguntando se não há problema em entrar em contato com ela?
É importante tomar precauções ao trabalhar com uma cliente com herpes zoster durante a gravidez, pois o vírus pode ser prejudicial para você e seu bebê. A zona é causada pelo vírus varicela-zóster, que é o mesmo vírus que causa a varicela. Embora a varicela seja geralmente uma doença leve em crianças, pode ser mais grave em adultos e mulheres grávidas.
Se você já teve varicela antes, já está imune ao vírus varicela-zóster e não corre risco de desenvolver herpes zoster. No entanto, se você não teve varicela, corre o risco de contraí-la de alguém com herpes zoster. Se você pegar varicela durante a gravidez, isso pode causar complicações graves para você e seu bebê, incluindo aborto espontâneo, parto prematuro e defeitos congênitos.
Por esses motivos, é importante tomar precauções ao trabalhar com um cliente com herpes zoster. Aqui estão algumas dicas para ajudar a reduzir o risco de exposição ao vírus:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, principalmente após contato com o cliente ou seus pertences.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Utilize luvas no manuseio dos pertences do cliente ou na limpeza do seu ambiente.
- Se possível, evite contato próximo com o cliente, como abraços ou beijos.
- Fique em casa e não trabalhe se estiver se sentindo mal.
- Se tiver algum sintoma de varicela, como erupção na pele, febre ou dor de cabeça, consulte o seu médico imediatamente.
Ao tomar estas precauções, você pode ajudar a reduzir o risco de exposição ao vírus varicela-zóster e proteger a sua saúde e a saúde do seu bebê.