Expressar empatia é considerada crítica em entrevista motivacional . Um conselheiro deve tentar ver, sentir e pensar sobre os problemas do cliente da mesma forma como o cliente. Ao sentir compreendido, o cliente é muito mais provável que se sinta um sentimento de confiança para o conselheiro , o que leva o cliente a ser mais aberto. Quanto mais informação o conselheiro pode recolher sobre a ambivalência do cliente sobre a mudança , o melhor que ela pode ajudar o cliente a explorar maneiras de trazer mudanças positivas em sua vida.
Suporte Self- Efficacy
O cliente precisa acreditar que a mudança é possível antes que ele possa ser bem sucedido em fazer mudanças. Os clientes são atribuídos a tarefa de escolher e realizar ações para melhorar o comportamento , enquanto que o conselheiro se concentra em apoiar a crença do cliente que ele pode mudar.
Na abordagem MI, não existe um " caminho certo" para mudar . Isso libera o cliente de escolher o seu próprio caminho para a melhoria comportamental. Conselheiros ajudar os clientes a encontrar abordagens por meios como apontando outras vezes o cliente tem alcançado uma mudança positiva em sua vida, ou através da partilha de breves exemplos de sucesso de outros clientes com problemas semelhantes.
MI utilizado em um grupo configuração é muito útil para o conselheiro , é mais fácil para um cliente a acreditar que a mudança é possível por ouvir as histórias de sucesso de outros clientes
rolo com Resistance
<. p> Conselheiros usando o estilo de MI não combater a resistência do cliente. O conselheiro em vez usa a própria "momentum " do cliente para explorar ainda mais os pontos de vista do cliente. Isto tem provado ser um método eficaz que diminui a resistência; . Que o cliente não está sendo recompensado por ser argumentativo , com possíveis sugestões do conselheiro
vez que os clientes são incentivados a identificar e desenvolver estratégias para resolver os seus próprios problemas , sem hierarquia entre o cliente e orientador é estabelecida , portanto, a redução na ocorrência de resistência . Os conselheiros podem fazer sugestões sobre novas perspectivas , mas não devem impor novas formas de pensar no cliente.
Discrepância Desenvolver
Quando um cliente começa a ver a diferença entre onde ele está comportamentalmente contra onde ele quer ser , uma motivação para a mudança começa a ocorrer . O conselheiro ajuda o cliente a identificar as discrepâncias com cuidado e gradualmente ajudar o cliente ver que alguns comportamentos atuais podem estar levando o cliente longe de atingir as metas para a mudança.