casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde das mulheres
Toda mulher precisa fazer episiotomia?
Não, nem toda mulher precisa fazer episiotomia durante o parto. Episiotomias são incisões cirúrgicas feitas no períneo, área entre a vagina e o reto, para ampliar o canal do parto e facilitar o parto do bebê. Embora as episiotomias já tenham sido realizadas rotineiramente, seu uso diminuiu nos últimos anos devido a evidências que sugerem que elas podem não ser necessárias na maioria dos casos e podem levar a complicações como dor, cicatrizes e incontinência.
A decisão de realizar uma episiotomia é tomada pelo médico com base nas circunstâncias específicas do nascimento. Algumas situações em que uma episiotomia pode ser recomendada incluem:
-
Para evitar rasgos :Uma episiotomia pode ser realizada se o médico antecipar que o períneo pode romper durante o parto. Isto é especialmente verdadeiro nos casos em que a mãe está dando à luz pela primeira vez, tem um bebê grande ou tem um canal de parto estreito.
-
Para facilitar o parto do bebê :Uma episiotomia pode ser necessária se o bebê estiver em posição pélvica ou se houver necessidade de usar uma pinça ou extrator a vácuo para auxiliar no parto.
-
Para reduzir o risco de danos ao assoalho pélvico :Em alguns casos, uma episiotomia pode ser realizada para reduzir o risco de danos aos músculos do assoalho pélvico, o que pode causar incontinência ou prolapso de órgãos pélvicos.
Porém, é importante ressaltar que as episiotomias nem sempre são necessárias e às vezes podem levar a complicações. Em muitos casos, uma mulher pode dar à luz sem episiotomia com o uso de técnicas como massagem perineal, compressas quentes e empurrões controlados.
Se você estiver grávida, é importante discutir a potencial necessidade de uma episiotomia com seu médico. Eles podem avaliar seus fatores de risco individuais e discutir os prós e os contras de uma episiotomia para ajudá-lo a tomar uma decisão informada.