Diante da perspectiva de câncer e quimioterapia durante a gravidez pode ser um dos mais assustadores , eventos mais preocupantes na vida de uma mulher. Dependendo do tipo de câncer e quão cedo é na gravidez da mulher, a quimioterapia pode causar defeitos congênitos no feto em desenvolvimento.
Considerações
Se seu oncologista e ginecologista decidir que a quimioterapia é medicamente necessário , os efeitos sobre o desenvolvimento do bebê será levado em conta. Ambos os médicos vão trabalhar para encontrar o agente quimioterápico mais eficaz para o câncer , que terá o menor efeito nocivo sobre o seu bebé ( ver Recursos abaixo) .
Sentimentos positivos
Enquanto você estiver doente, com câncer e, possivelmente, receber quimioterapia, estar grávida pode ter um efeito positivo sobre suas emoções e ponto de vista. Antecipando o nascimento de uma nova criança pode ajudá-lo a se concentrar em um tópico positivo durante um período altamente estressante em sua vida ( ver Recursos abaixo) .
Equívocos
Enquanto quimioterapia tem a intenção de matar as células cancerosas , os seus efeitos potenciais sobre os nascituros não são claras , especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez (ver Recursos abaixo).
Aviso
é não é seguro usar um tratamento com iodo radioativo para as mulheres que sofrem de câncer de tireóide. O tratamento pode causar alterações na glândula tireóide do feto ( ver Recursos abaixo) .