casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde das mulheres

Pós- menopausa Libido

A menopausa é definida como o fim da fertilidade feminina e é marcado como começar 12 meses após o último período menstrual . Perimenopausa , o período de tempo que antecede a menopausa, normalmente é marcada por períodos menstruais irregulares e uma mudança na produção de hormônios que podem causar vários sintomas físicos e emocionais , incluindo alterações na libido. Identificação

O início da menopausa é frequentemente acompanhada por sintomas como períodos irregulares , secura vaginal, alterações de humor, perda de plenitude nos seios, afinamento do cabelo, aumento de gordura na região abdominal e privação do sono . Cada um desses sintomas podem resultar em respostas emocionais de uma mulher que pode fazê-la se sentir pouco atraente ou indesejável , que por sua vez pode afetar seu desejo sexual em um nível emocional .
Características

Um estudo publicado na edição de "The American Journal of Obstetrics and Gynecology " jun 2007 relataram que mulheres na menopausa que relataram libido diminuída também relataram problemas para dormir. Os participantes do estudo que relataram suores noturnos, falta de sono ou sintomas depressivos também relataram uma libido mais baixa.

Tratamentos

o uso de medicamentos ajuda sono , tricíclicos antidepressivos e inibidores da recaptação da serotonina em mulheres na menopausa não parece diminuir sua libido. Over-the- counter medicamentos anti- depressivos , como a de São João Wart também parecem não ter qualquer efeito negativo sobre a libido de mulheres na pós -menopausa .

Benefícios

embora a secura vaginal pode tornar a atividade sexual desconfortável, lubrificantes pessoais pode ajudar a aliviar esta complicação . Muitas mulheres na pós-menopausa relatam um aumento em sua libido como o risco de uma gravidez não planejada é removido.

Considerações

Muitos dos sintomas comumente associados com a perimenopausa e menopausa pode também indicam a presença de uma outra condição médica que não tem nada a ver com o processo de envelhecimento normal. Mulheres que perderam um período não deve assumir automaticamente que estão entrando na menopausa e deve consultar com seu médico para se certificar de que não há nada mais acontecendo com seus corpos.