DIU implicam um risco de doença inflamatória pélvica . PID pode causar infertilidade , e se não for tratada por muito tempo, pode levar à morte. De acordo com a Planned Parenthood , as mulheres que podem ter ou que tiveram recentemente uma infecção sexualmente transmissível deve adiar a obtenção de um DIU , até que tenha sido completamente limpa de infecção. PID muitas vezes não tem sintomas até que esteja em seu estágio avançado , onde dores abdominais agudos podem ocorrer. Exames ginecológicos regulares e verificações de DST pode ajudar a prevenir PID .
Embedment
Em casos muito raros , o DIU pode inserir -se no tecido em volta do útero. Quando isso acontece, eles não protegem contra a gravidez e pode levar à dor abdominal, dependendo de onde e quão profundamente eles estão embutidos . Em muitos casos, a cirurgia é necessária para remover o DIU .
Perfuração
Outra complicação DIU que pode levar à dor abdominal é perfuração. Isto ocorre quando um ou mais lados do DIU pica através do útero ou do tecido circundante . Isto pode levar à perfuração de órgãos adjacentes bem . Embora ocorrendo em menos de 1 por cento das usuárias de DIU , a perfuração poderia ser o culpado para a dor abdominal aguda . Esta condição é reparado com cirurgia.
Cistos
acordo com os Centros de Controle de Doenças , cerca de 20 por cento das mulheres com DIU desenvolver cistos ovarianos benignos . Médicos e cientistas não sabem exatamente por que isso acontece . A maioria das mulheres nunca vai saber o que eles têm esses cistos e eles não causam qualquer ameaça à fertilidade futura . Mesmo que eles geralmente não causar sintomas e ir embora por conta própria , para algumas mulheres , estes cistos podem levar a dor abdominal. Os médicos podem tratar estes cistos , e em casos extremos , removê-los cirurgicamente.
Gravidez ectópica
Há atualmente pesquisa que suporta tanto que o DIU estão ligadas a um aumento na ectópica gravidez e que eles não estão ligados. Fontes no ponto de Planned Parenthood a um aumento do risco de gravidez ectópica, enquanto pesquisadores da Universidade de Maryland Medical Center citar que o DIU realmente diminuir suas chances de essa condição. De qualquer forma, a gravidez ectópica é uma condição com risco de vida em que um óvulo fertilizado cresce na trompa de Falópio , e não no útero. Dores abdominais agudas são um dos sintomas , e se não for tratada , a trompa de Falópio pode romper , provocando hemorragia interna , infecção e morte.