uso normal de Damiana em 2 a 4 g não causar distúrbios gastrointestinais. Uma dose de 200 g pode produzir náuseas e vômitos e uso contínuo pode levar a toxicidade hepática. Há relatos de convulsões devido a overdose de Damiana .
Diarréia
Damiana relaxa tônus do músculo liso nos intestinos , corrigindo constipação. Demasiada Damiana pode causar fezes amolecidas.
Má absorção
Porque ele é rico em cálcio e zinco, Damiana pode interferir com a absorção de ferro a partir de fontes alimentares , quando tomado internamente por longos períodos de tempo . Suplementos ou alimentos tomadas pelo seu conteúdo de ferro de ferro não deve ser tomado ao mesmo tempo como Damiana .
Respiratória
Quando Damiana é fumada para obter alta , a inalação de queima substâncias vegetais para os pulmões interfere com a capacidade de transportar oxigênio do sangue e pode irritar o tecido pulmonar . Sabe-se também para a produção de dor de cabeça, provavelmente devido à interferência com a oxigenação. Não há nenhuma evidência de dependência associado com Damiana .
Interações Medicamentosas
Damiana pode reduzir o açúcar no sangue. Os diabéticos que tomam medicamentos hipoglicemiantes devem monitorar os níveis de glicose no sangue de perto durante o uso Damiana .