casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde das mulheres

A elasticidade da pele após a menopausa

Se você está na menopausa você já deve ter notado uma série de mudanças em curso , tanto dentro como fora. Algumas delas são bem-vindos , mas não são muitos. Uma coisa que você deve ter notado é mais seca a pele , mais enrugada que não parecem " saltar" de volta em forma , como já fez . Isso ocorre porque as causas da menopausa diminuição da produção do hormônio estrogênio afetando em particular. Esta diminuição nos níveis de estrogênio está diretamente relacionada com a aparência de sua pele , bem como a sua elasticidade. O que é elasticidade ?

A capacidade da pele para "saltar " de volta é conhecido como elasticidade. A elasticidade e flexibilidade da pele é atribuída a duas proteínas chamadas de colagénio e elastina na derme , ou camada inferior da pele . Estas duas substâncias formar fibras que sustentam a pele juntos e dar-lhe flexibilidade.

Menopausa Efeitos

Quando você chegar a menopausa sua produção de hormônios reprodutivos diminui. A perda de estrogênio está diretamente relacionado à perda de elasticidade da pele. Como a América Saúde da Mulher explica, " O estrogênio também parece exercer forte influência sobre o envelhecimento da pele receptores de estrogênio. Estão localizados na pele, e os estudos mostram que o estrogênio aumenta a atividade dos fibroblastos da pele , as células que produzem colágeno. Colágeno é o conectivo tecido que adiciona '' '' plumpness a pele , dando-lhe estrutura , tom, e espessura. ele ajuda a manter a umidade da pele , garantindo a produção de ácido hialurônico e mucopolissacarídeos ácidos. "

manifestações

perda de elasticidade após a menopausa tem muitas manifestações . Você pode notar , por exemplo, que, quando você apertar a pele do lado de cima da sua mão ou o seu rosto que a pele não recuperar a sua forma imediatamente. Você também pode observar as mudanças em sua pele como mais rugas e uma aparência caída . Sua pele pode parecer mais magra devido à diminuição dos níveis de estrogênio .
Reposição Hormonal

A pesquisa indica que a terapia de reposição hormonal pode ajudar a manter a manter a elasticidade da pele. M.G. Shah e H.I. . Maibach da Universidade da Califórnia, em San Francisco , Faculdade de Medicina têm observado que " o estrogênio parece ajudar na prevenção do envelhecimento da pele de várias maneiras Este hormônio reprodutivo previne a diminuição do colágeno da pele em mulheres na pós-menopausa , terapia de estrogênio tópico e sistêmico pode aumentar o teor de colágeno da pele e, portanto, manter a espessura da pele . Além disso , o estrógeno mantém a umidade da pele , aumentando a mucopolissacarídeos e ácido hialurônico na pele e, possivelmente, manter a função barreira do estrato córneo . níveis de sebo são mais elevados em mulheres na pós-menopausa recebendo terapia de reposição hormonal . enrugamento da pele também podem se beneficiar de estrogênio , como resultado dos efeitos do hormônio sobre as fibras elásticas e de colágeno. "
Prevenção /solução

Surpreendentemente , a solução para a perda de elasticidade após a menopausa é reposição do hormônio estrógeno . Isto pode ser conseguido por ingestão oral ou por via tópica através de uma dose baixa de estrogénio cremes . A pesquisa mostra uma média de 48 por cento mais colágeno na pele de mulheres que se submetem a terapia com estrogênio , em comparação com o de mulheres que não o fazem.

Se você não quiser usar reposição hormonal , não há evidências de que o suplemento dietético Luteína proporciona benefícios para o envelhecimento da pele , tais como o aumento da hidratação, elasticidade e reposição de lipídios. Outros meios mais naturais de manter a elasticidade da pele incluem consumir ômega 3 ácidos graxos, algas wakame e manter uma dieta que é rica em frutas e vegetais frescos e pobre em produtos de origem animal , como carne e leite.