um dispositivo intra-uterino , ou DIU , é usado para controle de natalidade. O dispositivo de plástico e cobre, tem o formato de um "T" e é cerca de 1,4 centímetros de comprimento e 1,2 centímetros de diâmetro . DIU interferir com o movimento dos espermatozóides , a fertilização de um óvulo ea implantação de um óvulo fertilizado na parede uterina .
Benefícios
DIU são um meio eficaz de prevenção da gravidez . Apenas uma em cada 100 mulheres engravidam ao usar um DIU . O número é menor que o número que ficar grávida durante o uso de contraceptivos orais ( 3 por cento) , preservativos (12 por cento ), um diafragma (18 por cento ) e outros métodos.
Considerações
Enquanto o DIU está sendo inserido, a dor nas costas pode resultar. De acordo com a Fundação Médica Palo Alto, a dor normalmente desaparece dentro de uma hora de inserção , mas pode durar vários dias ou mesmo semanas. O ibuprofeno pode ajudar a aliviar a dor. Uma incidência mais rara de dor nas costas pode ocorrer se um DIU perfura a parede do útero . Cólicas uterinas e sangramento também ocorrem , por vezes, quando isso acontece.
Aviso
Além das incidências mais comuns de dor nas costas em mulheres que usam DIU , não é uma ameaça de infecção . Chamado a doença inflamatória pélvica , a infecção atinge os órgãos sexuais femininos , incluindo o útero , trompas, ovários e tecido circundante. Isso pode resultar em dor nas costas.
Cronograma
dor A maioria volta associado com um DIU dissipa dentro de uma semana a alguns meses de inserção , mas algumas dores nas costas podia ser prolongada. Esta dor nas costas não é um resultado da inserção . Em vez disso, é mais provável relacionada com a mudança no seu período. Alguns DIUs resultar em um aumento significativo no fluxo menstrual, o que pode levar a uma queda na sua contagem de células vermelhas do sangue e cólicas resultantes. Essas cólicas geralmente ocorrem na parte inferior das costas e na região pélvica .
Prevenção /solução
Se você tem um DIU e experiência dor nas costas, consulte um médico. Só um médico pode dizer se há uma complicação relacionada com o DIU . Se não, a dor pode ser dor comum associada com o uso de um DIU ou o resultado de uma lesão não relacionada com o DIU.