Durante uma histerossalpingografia , um corante de contraste especial é introduzido no útero e na tuba de Falópio , de acordo com Surgery.com . Os médicos , em seguida, usar um dispositivo de imagem de raios-X chamado de fluoroscopia para produzir uma série de imagens captadas em vários ângulos .
Cólicas
A injeção de meio de contraste requer o uso de um cateter , e quer o cateter ou o próprio corante pode provocar cólicas uterinas temporária ou desconforto, de acordo com a Sociedade Radiológica da América do Norte ( RSNA ) .
dor abdominal
a histerossalpingografia também podem desencadear a irritação do revestimento da cavidade abdominal ( peritônio ), resultando em menor, dor abdominal temporária , relata o RSNA .
Considerações
a RSNA observa que mulheres submetidas a histerossalpingografia geralmente experimentam manchas vaginal durante vários dias após o procedimento.
Considerações adicionais
Surgery.com observa que as mulheres com ciclos menstruais irregulares terá de considerar cuidadosamente o momento do seu procedimento , desde que passou por uma histerossalpingografia perto de ovulação pode expor um óvulo fertilizado de quantidades perigosas de radiação de raios- X .