Aqueles que tiveram uma mastectomia pode desenvolver síndrome de dor de mama pós-terapia ( PBTPS ) , cujos sintomas incluem dor no peito parede , braço e dor no ombro, bem como dormência, edema ou inchaço, alodinia e disestesias . Allodynia significa que um estímulo que normalmente não provoca dor vai causar dor ( hipersensibilidade a dor) . Disestesia significa uma sensação dolorosa e desagradável.
Identificação
A dor é descrita como queimação ou dor contínua e pode ser leve ou debilitante. A dor pode surgir imediatamente após o procedimento , ou não pode ocorrer até os seis meses de pós- operatório. As mulheres relatam experimentar a síndrome do ombro congelado, aumento da dor quando se movem eo movimento de seus braços , devido à dor restrita eles experimentam quando o fazem mover seus membros . Os distúrbios do sono podem resultar devido ao peito , braço e dor no ombro.
Dor Neuropática
Este tipo de dor e essas sensações são considerados dor neuropática. A dor é o resultado de danos nos nervos que ocorre durante o procedimento . Quando os nervos são cortados ou danificados , o crescimento anormal do tecido do nervo vai resultar . Os tecidos tornam-se espessas e neuromas desenvolver, resultando em dor na parede torácica e em outras áreas afetadas pela cirurgia, bem como hipersensibilidade.
Regeneração dos nervos
Depois de um procedimento cirúrgico , os nervos começam a se regenerar. Quando isso ocorre, as conexões que são feitas por esses nervos em regeneração , por vezes, anormal ou irregular e isso resulta em hipersensibilidade e dor.
Nervos Intercostobraquial
durante o procedimento de mastectomia , os nervos intercostobraquial são muitas vezes feridos . Estes são os nervos sensoriais que a saída através dos músculos da parede torácica e proporcionar sensação no braço e ombro. Infelizmente , estes nervos são lesados em cerca de 80 a 100 por cento de pacientes, uma que têm dissecção axilar ( quando a axila é aberto e os gânglios linfáticos ou noutro tecido é removido ) . Submetidos a quimioterapia e radioterapia também pode resultar em poli- neuropatias , que fazem a dor pós-operatória pior.
Tratamento
Este tipo de dor , tão miserável como ele pode ser, não é uma indicação de recorrência do câncer de mama. O seu médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios e anti-depressivos , sendo que ambos são eficazes na redução da dor . Os tratamentos tópicos estão também disponíveis . Injeções de corticóide ou um anestésico local pode reduzir a dor de neuromas . Algumas mulheres optam por acupuntura e fisioterapia também pode trazer algum alívio.