Registro temperaturas de vigília para estabelecer um padrão. Use o seu termômetro basal para tomar a sua temperatura em aproximadamente ao mesmo tempo todas as manhãs. Você pode ter a sua temperatura por via oral, rectal ou vaginal , mas a maioria das mulheres acham que tomar sua temperatura oral é mais fácil . Grave a sua temperatura em seu gráfico de temperatura basal. Normalmente , os gráficos têm temperaturas no lado esquerdo da página, com datas na parte inferior. Encontrar a data atual, e marcar a temperatura acima daquela data. Você pode usar um gráfico de papel ou um serviço de mapeamento on-line, tais como FertilityFriend.com .
2
Procure uma mudança térmica, o que indica que a ovulação ocorreu . Procure três temperaturas consecutivas que estão acima dos seis anteriores . John e Sheila Kippley , autores de " Planejamento Familiar Natural ", dizem que as temperaturas devem ser de pelo menos quatro décimos de um grau mais elevado do que os seis anteriores . Uma vez que sua temperatura aumenta cerca de quatro décimos de um grau, ele deve ficar levantado até que você menstruar novamente. Isso é por causa dos níveis elevados de progesterona que são liberados após a ovulação.
3
determinar o dia da ovulação. O dia que você ovulado é mais provável o dia imediatamente antes de sua primeira temperatura elevada. Um ovo vidas para apenas 12 a 24 horas, os Kippleys dizer , por isso, se você está tentando engravidar, vez que sua relação sexual antes ou durante a ovulação , não depois.
4
Use retrospecto para conseguir ou evitar uma gravidez . Quando você está começando a aprender a ler sua carta basal , pode ser difícil prever quando você vai ovular , por isso tome a sua temperatura por alguns ciclos para determinar se há um padrão. Uma vez que você estabeleceu um padrão, você pode melhorar o seu tempo de relação sexual. Tenha em mente que o esperma pode viver por três a cinco dias e, em alguns casos, até sete dias , o estado Kippleys .