Determinar risco imediato . De acordo com especialistas da Praxis International, uma organização sem fins lucrativos voltada para a eliminação da violência contra as mulheres , a avaliação de risco social deve ser parte de uma mulher " jornada para a segurança. " No entanto , a ameaça de violência imediata pode impedir a avaliação eficaz do risco social. Antes de uma avaliação de risco completa ocorre , é fundamental para garantir que as mulheres estão a salvo.
2
Identificar recursos financeiros. Especialistas da Praxis International observar que as mulheres agredidas muitas vezes enfrentam traumas que vão além de uma situação abusiva . Ao decidir deixar um relacionamento abusivo , as mulheres agredidas freqüentemente enfrentar restrições financeiras. Uma avaliação deve , portanto, identificar o que está disponível para a mulher e na medida em que eles são suficientes para cobrir os custos de vida recursos financeiros.
3
determinar a disponibilidade de espaços seguros . Se uma mulher agredida foi coabitar com seu parceiro, a fim de deixar que ela precisa para garantir um novo arranjo de vida . Uma avaliação de risco social precisa identificar o que está disponível para a mulher opções de alojamento , tendo em conta questões como se ela tem uma rede de apoio de amigos ou familiares , se ela pode dar ao luxo de pagar o aluguel por si mesma, e se existem opções de abrigo localmente disponíveis . Encontrar uma nova residência , para efeitos de curto ou de longo prazo, também é afetado pelo fato de a mulher tem filhos.
4
Avaliar os apoios sociais. A avaliação dos riscos sociais também deve levar em consideração o que está disponível para a mulher recursos sociais e identificar se ela tem amigos íntimos ou membros da família que estão conscientes de sua situação .
5
Avaliar competências profissionais . Como uma mulher agredida deixa seu relacionamento , seu nível de estresse social e financeiro é afetado por sua situação de emprego. Especialmente para as mulheres que foram financeiramente dependentes de seus parceiros , as competências profissionais que possuem irá moldar a sua capacidade de obter um emprego e independência econômica.
6
Determinar estado de saúde e cobertura de seguro. Como os danos do abuso físicos e de saúde mental, uma avaliação de risco social precisa para dar conta dos recursos de saúde disponíveis para a mulher. Ela tem um clínico geral ? Será que ela vem recebendo cuidados ginecológicos de rotina ? Será que ela tem cobertura de seguro de saúde ?
7
Avaliar crenças. Como Praxis International descreve , os riscos sociais de mulheres agredidas também são afetados pelas próprias concepções de mulheres do que constitui abuso. Diferentes culturas têm diferentes padrões para o que é aceitável no tratamento de mulheres. Algumas mulheres agredidas podem ter internalizado as crenças negativas sobre o seu valor social, que afeta o grau em que eles vão tomar medidas para se proteger.