um efeito psicológico comum de violência doméstica é a negação de que está realmente acontecendo . De acordo com programas de defesa das mulheres rurais , isso acontece quando a vítima se recusa a admitir, até para si mesma, que não é um problema em seu casamento ou situação de vida . Outros sintomas de negação incluem oferecendo desculpas para inchaços e hematomas visíveis , desculpas para porque seu marido está a cometer atos violentos e acreditando que tais casos não vai acontecer novamente .
Desconfiança dos outros
Uma característica comum de uma mulher espancada é ser desconfiado dos outros, mesmo aqueles que são amigos íntimos ou membros da família. Isso é por causa do medo . Quando você está sendo espancado por aquele que é suposto ser o mais próximo a você, você tem medo de deixar qualquer um mais perto de você com medo de que eles podem fazer coisas semelhantes a você . É também por medo de agressões futuras, se o agressor tomar conhecimento de que a vítima está falando com outras pessoas sobre a situação. Isso pode levar ao isolamento e à depressão.
Sinais físicos
A característica mais notável de uma mulher espancada é um sinal físico. Estes podem incluir hematomas , cortes e outros ferimentos que são um resultado direto de uma situação abusiva . Mulheres agredidas tipicamente inventar uma desculpa para os ferimentos e, geralmente, não procuram tratamento por medo de que alguém possa descobrir sobre a situação. Também é comum que as mulheres escondem os ferimentos com maquiagem e roupas.
Ausências /Atraso
violência doméstica atrapalha a vida de uma mulher e de rotina. Se uma mulher é frequentemente atrasado ou ausente por compromissos, trabalho ou escola, que poderia ser um sinal de violência dentro do lar . Outro sinal é se a mulher faz -se várias desculpas e parece nervoso quando ela chega. Em casos de espancamentos mais severos , a mulher pode até se afastar do trabalho por um longo período para que os colegas de trabalho não se torna suspeito de seus ferimentos .