A principal diferença na meiose masculina e feminina são os gametas que produzem. Os homens produzem espermatozóides e as fêmeas produzem ( óvulos ) óvulos . A produção de esperma é chamado a espermatogénese . A criação de óvulos é chamado oogenesis .
Cytokinesis
Cytokinesis é diferente em espermatogênese e ovogênese . Na espermatogênese , citocinese divide o citoplasma da mesma forma. Depois da primeira divisão meiótica você tem duas spermocytes secundárias que são do mesmo tamanho. Cytokinesis também divide o citoplasma uniformemente novamente durante a meiose II. Os dois spermocytes secundárias divisão resultar em quatro espermátides haplóides , que se tornará o esperma .
Oogenesis , citocinese é desigual. Durante a primeira rodada de citocinese , o ovócito secundário recebe a maior parte do citoplasma. O resultado é uma grande oócito secundário e um pequeno corpo polar . Só o ovócito secundário prossegue para a segunda divisão meiótica . Mais uma vez , a citocinese é desigual . O resultado é um óvulo maior e um pequeno corpo polar . Ambos os corpos polares que foram produzidos desintegram-se no corpo . Você é deixado com um grande óvulo .
Note que oogenesis cria um gameta e espermatogênese cria quatro gametas.
Localização
Ambos espermatogênese e ovogênese ocorrem nas gônadas . Gônadas femininas e masculinas são exclusivos para cada sexo. As gônadas femininas são os ovários . As gônadas masculinas são os testículos. Ambos estão localizados na região pélvica .
Hora de Início e Duração
Nos machos, a meiose começa em torno da puberdade . Meiose continua ininterruptamente até que o esperma é produzido. O corpo continua a fazer o esperma ao longo de sua vida. A mitose está ocorrendo antes de meiose para reabastecer esperma.
Nas fêmeas , a meiose começa antes do nascimento . Semanas após a fecundação , os oócitos primários começam a se formar . Meiose não é contínua em mulheres , no entanto. Os recursos de ovócitos primários até prófase I e depois pára. Não é até a puberdade que a meiose I continua. A célula só prossegue até metáfase II e não continuará até que a fertilização ocorra. Acredita-se que as fêmeas nascem com todos os oócitos primários que terão na vida.