casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | crianças Saúde

Se uma criança tiver células ácidas e não células em suas lavagens gástricas, isso significa que ela tem tuberculose ativa?

Não, a presença de células álcool-ácido resistentes e de células não ácido-resistentes nas lavagens gástricas de uma criança não significa necessariamente que ela tenha tuberculose ativa. A coloração ácido-resistente é uma ferramenta de diagnóstico usada para detectar a presença de micobactérias, incluindo as bactérias que causam tuberculose (TB). No entanto, um resultado de coloração ácido-resistente positivo apenas indica a presença de micobactérias e não diferencia entre TB ativa e outras infecções ou colonização micobacteriana.

Vários fatores precisam ser considerados ao interpretar os resultados da coloração ácido-resistente em crianças. Algumas crianças podem ter colonização por micobactérias não tuberculosas (NTM), que pode mimetizar a TB ativa e levar a resultados falso-positivos. Além disso, as crianças que receberam a vacina Bacille Calmette-Guerin (BCG), que é usada para prevenir a TB, também podem ter resultados positivos de coloração ácido-resistente sem TB ativa.

Portanto, é necessária uma avaliação abrangente para diagnosticar a TB ativa em crianças. Isso pode incluir testes adicionais, como radiografias de tórax, cultura de escarro e ensaios de diagnóstico molecular, juntamente com avaliação clínica e histórico do paciente. Um resultado positivo de coloração ácido-resistente nas lavagens gástricas de uma criança deve ser interpretado no contexto de outros achados clínicos e testes de diagnóstico para determinar com precisão a presença de TB ativa.