casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | crianças Saúde

Um pai b neg pode ter um filho A pos?

Sim, é possível que um pai B negativo tenha um filho A positivo.

O tipo sanguíneo é determinado pela presença ou ausência de certos antígenos na superfície dos glóbulos vermelhos. Existem dois sistemas principais de grupos sanguíneos:ABO e Rh (Rhesus).

O sistema de grupo sanguíneo ABO é determinado pela presença ou ausência de dois antígenos nas hemácias, A e B.

Pessoas com sangue tipo A têm apenas antígenos A, pessoas com sangue tipo B têm apenas antígenos B, pessoas com sangue tipo AB têm antígenos A e B e pessoas com sangue tipo O não têm antígenos A nem B. O sangue tipo O também é chamado de doador universal porque pode ser transfundido com segurança para pessoas de qualquer tipo sanguíneo. O grupo sanguíneo A só pode receber doações dos grupos sanguíneos A e O. O grupo sanguíneo B só pode receber doações dos grupos sanguíneos B e O.

O sistema de grupo sanguíneo Rh é determinado pela presença ou ausência de um antígeno nas células vermelhas do sangue, o fator Rh. Pessoas que possuem o fator Rh são Rh positivas, e aquelas que não possuem o fator Rh são Rh negativas. Sangue Rh negativo só pode receber doações de outros doadores Rh negativo.

O antígeno A é dominante sobre o antígeno B, portanto, se uma pessoa tiver um alelo A e um alelo B, ela terá sangue tipo A. Para que uma criança tenha sangue A positivo, ela deve herdar um alelo A de um dos pais e um fator Rh positivo do outro pai. Um pai AB negativo pode ter um filho A positivo se a mãe da criança tiver sangue A positivo