casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | crianças Saúde

Como incentivar seu filho a brincar de forma independente

1. Reserve um horário específico para brincadeiras independentes. As crianças precisam saber quando devem brincar de forma independente. Tente reservar um horário consistente todos os dias, mesmo que seja apenas de 15 a 20 minutos.

2. Forneça ao seu filho brinquedos e materiais adequados à idade. É mais provável que as crianças brinquem de forma independente se tiverem brinquedos e materiais nos quais estejam interessadas. Certifique-se de fornecer ao seu filho brinquedos e materiais que sejam adequados ao desenvolvimento e que incentivem brincadeiras abertas.

3. Crie um ambiente de jogo seguro e convidativo. As crianças precisam se sentir seguras e confortáveis ​​para brincar de forma independente. Certifique-se de que a área de recreação esteja livre de perigos e que seu filho tenha acesso aos brinquedos e materiais de que necessita.

4. Incentive seu filho a explorar e ser criativo. Deixe seu filho saber que não há problema em cometer erros e que você valoriza a criatividade dele. Elogie os esforços do seu filho, mesmo que os resultados não sejam perfeitos.

5. Seja paciente. Pode levar algum tempo para que seu filho aprenda a brincar de forma independente. Seja paciente e consistente e seu filho acabará chegando lá.

Aqui estão algumas dicas adicionais que podem ajudar a incentivar seu filho a brincar de forma independente:

* Converse com seu filho sobre a importância das brincadeiras independentes. Explique ao seu filho que brincar de forma independente o ajuda a aprender e a crescer.
* Dê ao seu filho oportunidades de praticar brincadeiras independentes. Comece reservando pequenos períodos de tempo para brincadeiras independentes e aumente gradualmente a quantidade de tempo à medida que seu filho se sentir mais confortável.
* Evite interromper as brincadeiras do seu filho. Se precisar conversar com seu filho, tente fazê-lo de uma forma que não atrapalhe a brincadeira.
* Seja positivo e encorajador. Elogie seu filho pelos esforços, mesmo que os resultados não sejam perfeitos.