casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Adolescente Abuso de Substâncias
O que causou a primeira bebedeira violenta?
Não há nada que faça com que as pessoas bebam em excesso. Pesquisadores e especialistas em saúde pública concordam que o consumo excessivo de álcool é causado por uma combinação de fatores pessoais, psicológicos, sociais e ambientais.
Alguns dos fatores de risco para consumo excessivo de álcool incluem:
-
Influências sociais e culturais: O consumo excessivo de álcool é aceito ou mesmo incentivado em muitas culturas e grupos sociais, aumentando a probabilidade de os indivíduos se envolverem nesse comportamento.
-
Família e genética: Pessoas com histórico familiar de problemas com álcool são mais propensas ao consumo excessivo de álcool, sugerindo um componente genético.
-
Influências comportamentais e emocionais: Indivíduos com certos traços de personalidade ou problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão ou falta de autocontrole, podem praticar o consumo excessivo de álcool como mecanismo de enfrentamento.
-
Fatores ambientais: O fácil acesso ao álcool, o marketing e a publicidade do álcool e os ambientes de consumo que incentivam o consumo excessivo também desempenham um papel na prevalência do consumo excessivo de álcool.
-
Pressão dos colegas: O consumo excessivo de álcool costuma ser uma atividade em grupo e os indivíduos podem ser pressionados por amigos ou colegas a beber mais do que pretendem.