casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Adolescente Abuso de Substâncias
Como o álcool se decompõe no corpo?
A degradação do álcool (etanol) no corpo envolve várias enzimas e ocorre principalmente no fígado. O processo pode ser resumido da seguinte forma:
1.
Álcool Desidrogenase (ADH): A álcool desidrogenase é a principal enzima responsável pela degradação inicial do álcool. Ele converte etanol em acetaldeído nas células do fígado. Esta reação ocorre no citosol das células do fígado.
2.
Aldeído Desidrogenase (ALDH): O acetaldeído é uma substância tóxica e deve ser metabolizada posteriormente para evitar danos ao organismo. A aldeído desidrogenase converte o acetaldeído em acetato, uma substância inofensiva que pode ser usada como energia ou excretada.
3.
Enzimas do citocromo P450 (CYP450): Uma pequena porção de álcool também é metabolizada pelo sistema enzimático do citocromo P450 no fígado. Estas enzimas podem oxidar o etanol diretamente em acetaldeído ou convertê-lo em outros metabólitos.
4.
Catalase: Em alguns casos, uma pequena quantidade de álcool pode ser decomposta pela enzima catalase no fígado. A catalase converte o etanol diretamente em água e dióxido de carbono.
5.
Excreção: Depois que o álcool é metabolizado, os subprodutos (acetato e água) são excretados do corpo principalmente pela urina e pelo suor. Uma pequena quantidade de álcool também pode ser excretada pela respiração e pela saliva.
É importante observar que a taxa de decomposição e eliminação do álcool do corpo varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, peso, sexo, quantidade de álcool consumida e função hepática.