casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Adolescente Abuso de Substâncias

Por que você acha que os adolescentes tendem a superestimar a quantidade de bebida que acontece entre seus colegas?

Existem algumas razões pelas quais os adolescentes tendem a superestimar a quantidade de consumo de álcool entre seus colegas:

Viés de desejabilidade social: Os adolescentes podem superestimar a quantidade de bebida que acontece entre seus colegas porque querem parecer mais maduros e aceitos. Eles podem achar que beber é uma forma de se encaixar e ser descolado, então podem exagerar o quanto eles e seus amigos bebem para parecerem mais experientes e mundanos.

Viés de confirmação: Os adolescentes também podem superestimar a quantidade de consumo de álcool entre seus colegas, porque tendem a se concentrar nas informações que confirmam suas crenças existentes. Por exemplo, se um adolescente acredita que a maioria de seus colegas bebe, é mais provável que ele perceba e se lembre dos momentos em que vê seus colegas bebendo, e menos provável que perceba ou se lembre dos momentos em que não o fazem. Isso pode levar a uma visão distorcida da quantidade real de consumo que está acontecendo.

Desinformação: Os adolescentes também podem superestimar a quantidade de consumo de álcool entre seus colegas porque estão expostos a muita desinformação sobre o álcool. Por exemplo, podem ouvir rumores sobre o quanto os seus pares bebem, ou podem ver retratos irrealistas do consumo de álcool nos meios de comunicação social. Isso pode levá-los a acreditar que beber é mais comum do que realmente é.

Experiência limitada: Os adolescentes também podem superestimar a quantidade de consumo de álcool entre seus colegas porque simplesmente não têm muita experiência com álcool. Eles podem não ter visto muitos de seus colegas bebendo ou podem não ter tido nenhuma experiência pessoal com álcool. Isso pode tornar difícil para eles avaliar com precisão a quantidade de bebida que realmente está acontecendo.

É importante notar que nem todos os adolescentes superestimam a quantidade de consumo de álcool entre seus pares. No entanto, os fatores listados acima podem contribuir para esta tendência.