casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Adolescente Abuso de Substâncias

O nível de etanol é igual à contagem de álcool no sangue?

O nível de etanol e a contagem de álcool no sangue (TAS) estão intimamente relacionados, mas não são exatamente iguais. O nível de etanol refere-se à quantidade de etanol (também conhecido como álcool etílico) presente no sangue ou no hálito de uma pessoa. A TAS, por outro lado, é uma medida específica que quantifica a quantidade de etanol na corrente sanguínea de uma pessoa.

Quando uma pessoa consome álcool, o etanol é absorvido pela corrente sanguínea através do estômago e do intestino delgado. O fígado então metaboliza o etanol, decompondo-o em várias substâncias, incluindo acetaldeído e dióxido de carbono. No entanto, algum etanol permanece na corrente sanguínea e sua concentração pode ser medida para determinar a TAS de uma pessoa.

A definição legal de intoxicação varia de país para país, mas a maioria das jurisdições estabelece um limite de TAS para os condutores. Nos Estados Unidos, por exemplo, o limite legal de TAS para dirigir é geralmente de 0,08%. Isto significa que se a TAS de uma pessoa for 0,08% ou superior, ela é considerada legalmente intoxicada e pode estar sujeita a consequências legais.

A TAS é normalmente medida usando um bafômetro, que analisa o hálito da pessoa quanto ao teor de etanol. Outros métodos de medição de TAS incluem exames de sangue e testes de saliva.

Embora o nível de etanol e a TAS estejam relacionados, não são termos intercambiáveis. O nível de etanol refere-se à quantidade de etanol no sangue ou no hálito de uma pessoa, enquanto o BAC quantifica especificamente a concentração de etanol na corrente sanguínea.