Adolescentes que sofrem de problemas de interação com os outros, se sentem condenados ao ostracismo , ou não estão ativamente engajados em atividades positivas podem estar em risco de abuso de substâncias. Usando álcool ou outras drogas pode causar um adolescente a sentir que eles podem interagir mais livremente em situações sociais , ou pode ser uma maneira de retirar as interações sociais difíceis. Encontrar outros que se sentem como eles podem incentivá-los a continuar com o uso de drogas , pois pode proporcionar uma experiência compartilhada e maneira de se sentir envolvido com colegas simpáticos. Pelo contrário, os adolescentes que estão overachievers ou socialmente adepto pode estar em risco como uma forma de lidar tanto com as pressões internas e externas.
Família Conflito
Um adolescente vivenciando conflitos em casa , se é abuso, desagregação familiar, ou a falta de apoio familiar, podem estar em risco de abuso de substâncias. Sentindo-se em desacordo com os pais ou irmãos pode causar comunicação e confiança a deteriorar-se , aumentando o risco . Próprio abuso de substâncias de um membro da família também pode ser um fator, como modelo de crianças aprenderam métodos de enfrentamento, subestimar os efeitos e perigos do abuso de substâncias, ou ver o comportamento como normal. A história familiar de abuso de substâncias é um indicador muito importante de risco . Abuso de substâncias transcende família posição social e financeira - não é um problema apenas de famílias de baixa renda
Saúde Mental
problemas de saúde mental e substância . problemas de abuso são considerados como tendo uma forte ligação . Abuso de substâncias é , em si , considerada um problema de saúde mental, e das pessoas que usam drogas e álcool , muitas vezes têm problemas de saúde mental, subjacentes ou resultantes. Ansiedade , falta de controle de impulso , e depressão , bem como outras questões , podem estar presentes quando um adolescente primeiro começa a usar drogas , eo uso de substâncias torna-se a maneira pela qual o adolescente tenta lidar com seus problemas. Além disso, como o abuso de substâncias podem alterar a química do cérebro , problemas de saúde mental que não estavam inicialmente presentes pode se manifestar como resultado do uso de drogas e álcool. Porque a adolescência muitas vezes envolvem alterações emocionais e crescente independência do adolescente , pode ser difícil para um pai para avaliar o estado de saúde mental de uma criança. Buscando uma opinião profissional é uma escolha sábia .