casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde do Adolescente
Existe alguma maneira possível de saber com que idade você atingirá a puberdade?
Embora não seja possível saber exatamente em que idade uma criança atingirá a puberdade, existem certos sinais que podem indicar quando ela está se aproximando. Esses sinais incluem:
-
Crescimento rápido: As crianças normalmente experimentam um rápido surto de crescimento nos anos que antecedem a puberdade. Isso pode ser acompanhado por um aumento no tamanho do calçado, bem como por alterações na altura e no peso.
-
Desenvolvimento mamário em meninas: O primeiro sinal da puberdade nas meninas geralmente é o desenvolvimento dos seios. Isso começa com a formação de pequenos caroços firmes sob os mamilos, que aumentam gradualmente de tamanho com o tempo.
-
Aumento testicular em meninos: Nos meninos, o primeiro sinal da puberdade geralmente é o aumento testicular. Isto é acompanhado por um aumento no tamanho do pênis e do escroto.
-
Crescimento dos pelos pubianos: Tanto meninos quanto meninas começarão a ter pêlos pubianos nos anos que antecedem a puberdade. Este cabelo pode ser claro e fino no início, mas gradualmente ficará mais escuro e áspero com o tempo.
-
Crescimento de pelos nas axilas: O crescimento dos pelos nas axilas geralmente começa logo após o crescimento dos pelos pubianos.
-
Acne: Acne é uma doença de pele comum que pode ocorrer durante a puberdade. É causada pela superprodução de sebo, que pode causar obstrução dos poros e formação de espinhas.
-
Mudanças de humor: As crianças podem sofrer alterações de humor durante a puberdade como resultado das alterações hormonais que ocorrem em seus corpos.
-
Aumento do interesse por sexo: As crianças também podem começar a demonstrar um interesse maior por sexo durante a puberdade. Esta é uma parte natural do desenvolvimento e normalmente não é motivo de preocupação.
É importante lembrar que a puberdade progride em ritmos diferentes para cada criança. Algumas crianças podem sentir esses sinais mais cedo do que outras, e algumas podem senti-los mais tarde. Se você tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico.