casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde do Adolescente

Qual a porcentagem de adolescentes que se cortam?

A porcentagem exata de adolescentes que se automutilam ou se envolvem em comportamentos autolesivos (SIB) pode variar dependendo do estudo, da população estudada e da definição específica usada para automutilação. No entanto, vários estudos forneceram estimativas da prevalência de automutilação entre adolescentes:

- Um estudo publicado na revista JAMA Psychiatry, com base em dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH), estimou que 4,3% dos adolescentes de 12 a 17 anos relataram envolvimento em automutilação não suicida no ano passado.

- Uma revisão sistemática e meta-análise publicada na revista The Lancet Child &Adolescent Health descobriu que a prevalência agrupada de automutilação entre adolescentes (definida como automutilação intencional sem intenção suicida) foi de 17,9% em amostras comunitárias e 35,3% em amostras clínicas.

- Outro estudo publicado na revista Pediatrics, baseado em dados do National Longitudinal Study of Adolescent Health, estimou que 24% dos estudantes do ensino médio se envolveram em comportamentos autolesivos pelo menos uma vez na vida.

É importante observar que essas estimativas podem variar dependendo de fatores como o método de avaliação, a definição de automutilação e as características da população específica em estudo. A automutilação é um problema sério que pode ter consequências significativas para a saúde mental e o bem-estar dos adolescentes. Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a automutilação, é importante procurar ajuda e apoio profissional.