casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde do Adolescente
Por que todas as mudanças físicas em meninos e meninas acontecem durante a puberdade?
As dramáticas mudanças físicas que ocorrem em meninos e meninas durante a puberdade são desencadeadas principalmente pelo início da atividade hormonal. À medida que o sistema reprodutivo dos indivíduos se desenvolve, ocorre um aumento significativo na produção de hormônios, como o estrogênio nas meninas e a testosterona nos meninos. Esses hormônios são responsáveis pelas diversas transformações que moldam o desenvolvimento físico e as características sexuais secundárias durante esta fase da vida.
O papel dos hormônios nas mudanças físicas 1.
Estrogênio e Progesterona em Meninas: Durante a puberdade, os ovários das meninas começam a produzir estrogênio e progesterona, o que leva ao desenvolvimento de características sexuais secundárias. Isso inclui o crescimento dos seios, o alargamento dos quadris e o início da menstruação (menarca). O estrogênio também influencia o crescimento e a maturação dos órgãos reprodutivos.
2.
Testosterona em meninos: Os meninos experimentam um aumento na produção de testosterona pelos testículos, levando ao desenvolvimento de características sexuais secundárias, como pelos faciais e corporais, voz mais profunda e crescimento muscular. A testosterona também é responsável pelo aumento dos órgãos reprodutivos.
3.
Surtos de crescimento: Tanto meninos quanto meninas passam por rápidos surtos de crescimento durante a puberdade, influenciados pelo aumento dos hormônios de crescimento. Esses hormônios de crescimento promovem o crescimento e o alongamento ósseo, levando ao aumento da altura.
4.
Alterações na pele: Meninos e meninas apresentam alterações na pele, incluindo o desenvolvimento de acne devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas. Isto pode ser atribuído às flutuações hormonais durante a puberdade.
5.
Composição Corporal: Os meninos tendem a desenvolver mais massa muscular em comparação às meninas, enquanto as meninas normalmente apresentam uma proporção maior de gordura corporal. Essas alterações são influenciadas pelos diferentes perfis hormonais em meninos e meninas, bem como por fatores genéticos e de estilo de vida.
6.
Pêlos pubianos e nas axilas: O crescimento dos pelos pubianos e das axilas é desencadeado por hormônios. Esses pelos aparecem como parte do desenvolvimento das características sexuais secundárias.
É importante observar que o momento da puberdade e a taxa com que ocorrem as mudanças físicas podem variar amplamente entre os indivíduos. Alguns poderão experimentar estas mudanças mais cedo ou mais tarde do que os seus pares, e nem todos passarão por todas as mudanças mencionadas. As diferenças individuais são influenciadas pela genética, nutrição, fatores ambientais e saúde geral.