casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | Saúde do Adolescente
O que são bloqueadores da puberdade?
Os bloqueadores da puberdade, também conhecidos como agonistas do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), são um tipo de medicamento que pode ser usado para retardar ou pausar o início da puberdade. Eles atuam bloqueando a produção de hormônios que desencadeiam as mudanças físicas que ocorrem durante a puberdade, como o desenvolvimento dos seios e a menstruação nas meninas, e o aprofundamento da voz e o crescimento dos pelos faciais nos meninos.
Os bloqueadores da puberdade são normalmente usados em crianças e adolescentes transexuais e não conformes com o gênero que sofrem de disforia de gênero, que é o sofrimento que pode ocorrer quando a identidade de gênero de uma pessoa não corresponde ao sexo que lhe foi atribuído no nascimento. Os bloqueadores da puberdade podem ajudar esses indivíduos a se sentirem mais confortáveis em seus próprios corpos e a evitar os efeitos potencialmente traumatizantes de passar pela puberdade no sexo errado.
Os bloqueadores da puberdade são geralmente considerados seguros e reversíveis. No entanto, podem causar alguns efeitos colaterais, como ondas de calor, alterações de humor e perda de densidade óssea. Esses efeitos colaterais são geralmente leves e desaparecem quando a medicação é interrompida.
Os bloqueadores da puberdade são uma ferramenta valiosa para crianças e adolescentes transgêneros e não-conformes de gênero que sofrem de disforia de gênero. Eles podem ajudar esses indivíduos a se sentirem mais confortáveis em seus próprios corpos e a evitar os efeitos potencialmente traumatizantes de passar pela puberdade no sexo errado.