Muitos adolescentes se preocupar com seu peso ou aparência , o que pode mudar drasticamente durante a puberdade , e alguns sofrem de baixa auto -estima sobre sua imagem corporal. Por exemplo , as meninas podem sentir que deve ser mais fino , enquanto os meninos geralmente pensam que deve ter mais músculo. Embora muitos jovens conectar peso a aparência , também é um problema médico , as taxas de obesidade entre os adolescentes dobrou nos últimos duas décadas , de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) . Adolescentes que estão com sobrepeso ou obesos são mais propensos a ter excesso de peso ou obesas na idade adulta.
Mental e Emocional Saúde
suicídio representa a terceira principal causa de morte para os adolescentes, de acordo com um relatório do CDC 2008. Os fatores de risco para o suicídio incluem um histórico de depressão, uma história familiar de suicídio , abuso de drogas ou álcool , o encarceramento ou a um acontecimento estressante . Outros problemas de saúde mentais e emocionais que comumente afetam os adolescentes incluem depressão, transtornos alimentares , transtornos de ansiedade , assédio moral e panelinhas .
Comportamento Sexual
Muitos adolescentes experimentam comportamentos sexuais , o que pode levar a doenças sexualmente transmissíveis , incluindo o HIV /AIDS e gravidez não planejada . Em 2009, 46 por cento dos estudantes do ensino médio afirmaram ter tido relações sexuais , de acordo com o CDC. Adolescentes podem obter DST de sexo oral , vaginal ou anal. A abstinência é a única forma de eliminar completamente o risco de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez , mas os programas eficazes de educação sexual também ensinam sobre a contracepção.
Drogas, álcool e tabaco
2009 , 24 por cento dos estudantes do ensino médio relataram ter participado de binge drinking ou beber pesado e 19 por cento disseram que fumava cigarros , de acordo com o CDC. O consumo de álcool aumenta o risco de problemas acadêmicos , lesões acidentais e relações sexuais desprotegidas , mas também contribui para 41 por cento das mortes por acidentes de viação . Adolescentes que fumam cigarros ou usam outros produtos de tabaco são mais propensos a desenvolver problemas respiratórios, câncer de pulmão , doenças cardíacas e outras doenças. Também é mais difícil para os adolescentes a quebrar a sua dependência da nicotina se eles começam a fumar mais cedo. Muitos adolescentes também fumam maconha ou abuso prescritos medicamentos, como analgésicos , estimulantes e remédio para resfriado .
Exercício e aptidão
Adolescentes são muitas vezes menos propensos a participar de atividade física do que crianças de 9 a 13; meninos são mais propensos do que as meninas para se manter ativo . No entanto, a atividade física regular tem muitos benefícios de saúde para adolescentes, como a redução do risco de obesidade e doença cardiovascular, a construção de ossos fortes , promovendo uma imagem corporal saudável e redução da depressão e da ansiedade.