meninas geralmente experimentar o que se aproxima da adolescência e puberdade mais cedo do que os rapazes , começando em torno de 10 ou 11 anos e com um pico em torno dos 12 anos. Uma vez que as meninas atingem a idade de 16 anos, eles são feitos principalmente crescendo e mudando. No entanto , com os meninos , surtos de crescimento ocorrem normalmente entre 12 e 13 de pico em torno de 14 anos e no final de 19 anos. Mini jorros de crescimento pode ocorrer dentro de um ano , o que pode levar a dores de crescimento como esqueletos dos adolescentes estão se formando em seus corpos adultos.
Atletismo
Como os adolescentes mudam , eles podem até mesmo experimentar diferentes taxas de crescimento para cada um de seus membros , levando à diminuição da coordenação e fraqueza. O aumento da falta de jeito também pode resultar de o sistema nervoso do adolescente , uma vez que se ajusta às mudanças físicas que estão acontecendo dentro do corpo , o que obriga as terminações nervosas para estender . As alterações físicas também podem causar tendões e ligamentos para o endurecimento como são esticados , juntamente com a estrutura do esqueleto . Como resultado, os atletas adolescentes devem prestar mais atenção ao alongamento e períodos de aquecimento adequado antes de atividades intensas .
Mudanças internas
Além de ossos, ligamentos e nervos crescendo e mudando , o cérebro está mudando também. De acordo com Riverdeep , novos estudos têm mostrado que o cérebro de um adolescente não alcança pleno desenvolvimento até o meio do seu período de adolescência como o sistema fibroso entre os hemisférios do cérebro continua a crescer. Como resultado, a adolescência é o momento ideal para começar a aprender as funções mais avançadas do cérebro que estão envolvidas com acadêmicos, atletismo ou música, como as atividades e funções se tornarão mais hard-wired no cérebro após a adolescência.
Hormônios
hormônios que influenciam o crescimento do corpo durante a adolescência incluem o hormônio do crescimento , tiroxina , insulina, corticosteróides , a leptina , hormônio da paratireóide e calcitonina . O hormônio do crescimento é regulado por dois outros hormônios liberados pelo corpo , o crescimento hormônio liberador - hormônio (GHRH ) e somatostatina (SS) . Os hormônios tireoidianos , andrógenos e esteróides sexuais gonadais influenciar a ampliação e crescimento dos ossos . De acordo com a University of Southern California, o crescimento durante a puberdade contas por cerca de 20 por cento da altura adulta final para um indivíduo.