casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Abuso de Substâncias

O que influencia a concentração de álcool no sangue?

* Sexo: As mulheres tendem a ter concentrações de álcool no sangue (TAS) mais elevadas do que os homens depois de beberem a mesma quantidade de álcool. Isso ocorre porque as mulheres têm uma proporção menor de água corporal do que os homens, de modo que o álcool está mais concentrado no sangue.
* Peso: Pessoas que pesam menos tendem a ter TAS mais altas do que pessoas que pesam mais. Isso ocorre porque o álcool é distribuído por todo o corpo, então pessoas que pesam mais têm mais volume para distribuir o álcool.
* Idade: As pessoas mais velhas tendem a ter TAS mais elevadas do que as pessoas mais jovens. Isso ocorre porque a capacidade do corpo de metabolizar o álcool diminui com a idade.
* Comida: Comer antes ou durante o consumo de álcool pode ajudar a retardar a absorção do álcool na corrente sanguínea, resultando em uma TAS mais baixa.
* Medicamentos: Certos medicamentos, como antibióticos, antidepressivos e analgésicos, podem interagir com o álcool e aumentar o risco de TAS elevada.
* Genética: Algumas pessoas têm uma predisposição genética para TAS mais elevadas. Isso ocorre porque eles têm uma capacidade reduzida de metabolizar o álcool.