A nicotina é um estimulante , o que significa que aumenta a freqüência cardíaca , respiração e outras funções corporais . Como outros estimulantes , a nicotina acelera a pensar e aguça a capacidade de se concentrar .
Cognição
De acordo com sciencedaily.com , a nicotina melhora o foco ea memória ao afetar partes do cérebro associada com excitação e atenção visual. Ele funciona através do reforço da atividade na região subcortical e cortical posterior do cérebro , o que resulta em melhor desempenho e concentração de tarefas.
Náuseas
A maioria pela primeira vez usuários de tabaco achar que náuseas e tonturas são efeitos colaterais inevitáveis da droga. Como a tolerância à nicotina aumenta, esses efeitos negativos desaparecer.
Addiction
A nicotina afeta a consciência através da indução de comportamentos viciantes através de vias de recompensa do cérebro . Os sentimentos de satisfação que se tem de usar o tabaco incentivam a administração repetida , enquanto o número de receptores de nicotina no cérebro aumenta a adaptar-se a presença da droga.
Retirada
A nicotina retirada provoca sintomas como irritabilidade, desejo intenso de drogas e diminuição da capacidade de se concentrar em tarefas mentais. De acordo com umassmed.edu , os neurônios que exigem nicotina para funcionar competir com aqueles necessários para a concentração, resultando em diminuição da capacidade de memória e concentração.