O isopropanol é metabolizado em acetona , o que não é metabolizado . Isto ocorre por causa da presença de enzimas álcool -desidrogenase , uma família de enzimas que convertem álcoois em cetonas e aldeídos por redução de NAD + . Isopropanol e acetona são ambos depressivos e causar uma diminuição da atividade do SNC.
Sintomas de envenenamento
De acordo com a Ficha de Segurança para isopropanol, sintomas de ingestão incluem sonolência , perda de consciência , gut dor , diarréia , náuseas, vômitos , cólicas e morte. A dose letal para um ser humano adulto é de oito onças. A inalação causa cambaleante, tonturas, sonolência, dor de cabeça, perda de consciência e morte. Contato com a pele pode causar vermelhidão , dor e absorção com efeitos sistêmicos.
Procedimentos de manuseio
luvas , de preferência neoprene ou borracha nitrílica , deve ser usado quando você tratar isopropanol . O limite de tempo médio ponderado para a exposição no ar é de 200 ppm. O limite de curto prazo é de 400 ppm. Ventilação adequada deve estar presente para manter níveis inferiores a estes valores . Óculos de laboratório ou full-face máscaras de proteção devem ser usados sempre que pode ocorrer salpicos de isopropanol. Isoproanol deve ser armazenado em um ambiente fresco , escuro, como o calor ea luz pode levar à instabilidade da substância.
Primeiros Socorros
Em caso de inalação, o pessoa atingida deve ser exposta para o ar fresco . Ele ou ela deve ser dada a respiração artificial se não estiver respirando ou se a respiração de oxigênio é difícil. Se for ingerido, dar à pessoa grandes quantidades de água , se ele ou ela ainda está consciente. Para contato com a pele , lave a área com grandes quantidades de água por pelo menos 15 minutos . Para contato com os olhos , lave os olhos com água por pelo menos 15 minutos , movendo as pálpebras periodicamente. Em caso de ingestão, inalação , contato com os olhos ou irritação ou vermelhidão após contato com a pele , procure um médico .
Outros perigos
Isopropanol é inflamável na presença de calor e as chamas , mas não choca. O ponto de inflamação é 18,3-24 graus Celsius, por um recipiente fechado . A temperatura de auto-ignição é de 399 graus Celsius. Quando inflamados , são derivados de dióxido de carbono e monóxido de carbono , os quais são tóxicos . Em caso de incêndios isopropanol , use espuma de álcool, água pulverizada ou nevoeiro. Pó químico pode ser usado em pequenos incêndios.