forças cafeína glândulas adrenais a secretar adrenalina, que é o hormônio que faz com que o estado de alerta . As bebidas energéticas capitalizar estimular artificialmente glândulas adrenais a secretar adrenalina : dando-lhe aquela pressa e sensação de alerta. Se o corpo está constantemente a secretar adrenalina e não usá-lo, suas glândulas supra-renais irá tornar-se cansado e, eventualmente , exausto. Isso pode levar à fadiga , ansiedade , distúrbios do sono , irritabilidade , alterações de humor e depressão.
Problemas cardíacos e pressão arterial
Um estudo feito por médicos do Henry Ford Hospital em Detroit revelou um aumento na frequência cardíaca de cinco a sete batidas por minuto , assim como um aumento de 10 mm Hg na pressão arterial sistólica (a pressão quando o coração comprime ) em participantes que consumiam bebidas energéticas em um lapso de sete dias . Embora estes aumentos não são suficientes para levar uma pessoa saudável a se sentir mal , eles podem ter consequências devastadoras sobre as pessoas com coração ou pressão arterial problemas.
Addiction
As bebidas energéticas pode criar dependência . O corpo humano pode facilmente desenvolver a tolerância aos fármacos encontrados nessas bebidas , conduzindo a um consumo mais elevado para atingir o mesmo efeito . Uma vez que essas bebidas contêm grandes quantidades de cafeína, o que também pode levar à intoxicação por cafeína , criando efeitos nefastos a longo prazo , tais como ansiedade , insônia e batimento cardíaco rápido .