Nenhuma quantidade de álcool é segura para uma mulher para consumir durante a gravidez. O consumo de álcool durante a gravidez provoca transtornos Fetal Alcohol Spectrum ( FASDs ) em crianças . Crianças com FASDs têm certas características , tais como baixo peso corporal , má coordenação , comportamento hiperativo , falta de memória , tamanho pequeno da cabeça e características faciais anormais. Tais problemas requerem reabilitação e cuidados ao longo da vida , o que certamente irá afetar a família.
Efeitos psiquiátricos
O retardo mental e outras disfunções mentais têm sido relacionados ao consumo de álcool materno ou o uso de drogas durante a gravidez . Ansiedade e depressão também são mais comuns entre os adolescentes e adultos que foram expostos às famílias que os medicamentos foram utilizados indevidamente . Por exemplo , os viciados adultos e alcoólatras são mais propensos a ter pais ou mães que estavam se alcoólicos . Há também uma forte ligação entre o transtorno de personalidade anti-social (ASP) e famílias disfuncionais , onde o uso de drogas era comum .
Efeitos Educacionais
As crianças de famílias com um histórico de abuso de drogas são mais propensos a ter dificuldades de aprendizagem e apresentar um comportamento anti-social , levando à evasão escolar e delinquência . Além disso, as crianças de tais casas são mais propensos a faltar à escola devido à expulsão e institucionalização. Crianças de lares disfuncionais podem ser demasiado cansado para se concentrar em atividades escolares , devido aos acontecimentos na casa. Isso pode afetar sua vida social e sua capacidade de fazer amigos, porque eles podem estar com vergonha de levar amigos para sua casa.
Conseqüências emocionais
Os pais que têm um álcool ou problema com drogas são muito imprevisíveis . Isso afeta as crianças , porque as regras mudam constantemente , dependendo do estado de espírito ou a quantidade de drogas que os pais tiveram . Estes tipos de oscilações extremas de humor pode afetar a capacidade da criança de confiar nas pessoas e levá-los a desconfiar das figuras de autoridade e adultos em geral, em uma tentativa de proteger -se de ser descidos. Outra consequência do uso indevido de drogas na família é o sentimento de culpa que outros membros da família se sentem em relação à pessoa de tomar os medicamentos . Os membros da família podem culpar a si mesmos para o comportamento da pessoa e da razão que é devido a algo que fez ou deixou de fazer. Há também um sentimento de vergonha por parte dos outros membros da família , que vai se sentir profundamente envergonhado por ter um viciado em drogas na família. Por fim, outra consequência emocional é o sentimento de baixa estima e insegurança decorrentes de tal ambiente familiar caótico.