Dê uma linha de base para o comportamento da pessoa alvo antes da intervenção. Observe o seu humor , hábitos e comportamento característico nas semanas que antecederam a intervenção. Você vai usar esse comportamento da linha de base para comparar com o comportamento da pessoa após a intervenção para medir sua eficácia. A linha de base do comportamento é mais fácil de detectar em pessoas mais jovens (adolescentes e crianças .) Os adultos jovens e adultos podem tentar mascarar o seu comportamento para esconder o abuso de substâncias .
2
Ter a intervenção. Tome nota de como a pessoa verbal e não-verbal responde à intervenção. O que , se houver, as promessas que ele ou ela faz. É a interacção positiva ou é conflituosa ? É ele ou ela empenhados em mudar seu comportamento ou simplesmente tentando sair do confronto do momento . A idade da pessoa e substância sendo abusado pode ditar comportamento. Assuntos de todas as idades pode negar que eles estão usando a substância em tudo. Pergunte aos especialistas , como um profissional de saúde , conselheiro, membro da família sênior ou um líder espiritual para participar .
3
Preste muita atenção ao indivíduo após a intervenção. É o seu comportamento diferente de antes da intervenção ? Há sinais de abuso de substâncias descontinuada ou reduzido? Observe a pessoa para as semanas após a intervenção e comparar comportamentos. Isto vai determinar a eficácia da intervenção . Algumas substâncias causar sintomas de abstinência fortes; consultar com um profissional de saúde sobre como lidar com a retirada específica. O profissional de saúde também podem observar sinais que indicam se a pessoa é limpa ou usando . Infelizmente, uma recaída pode ocorrer a qualquer momento, mesmo anos mais tarde . Assim, o monitoramento da recuperação é um processo longo da vida.
4
Fornecer suporte após a intervenção . Peça ao sujeito que ele ou ela necessita para se manter limpo e sóbrio . Peça-lhe que freqüentam aconselhamento para abuso de substâncias. Os presentes na intervenção também deve dar o seu apoio para garantir que ele ou ela consegue . Os primeiros dias serão os mais difíceis . Se possível, ter alguém vigiar o indivíduo para que ele ou ela não ter uma recaída ou se sentir sozinho.