É essencial para explorar as razões para o comportamento irritado em uma pessoa idosa , especialmente se este é um novo desenvolvimento. A pessoa terá de ter uma saúde check-up. Às vezes , a circulação inadequada pode contribuir para alterações de humor e outros sintomas neurológicos . Pode até ser que a medicação tomada por uma condição existente está causando efeitos colaterais, incluindo paranóia e raiva.
Falando
O idoso deve ser dada a oportunidade de falar para alguém removido da situação . Isso pode ser um médico , um ministro religioso ou um conselheiro. O idoso pode ter preocupações financeiras ou outras que ela é orgulhosa demais para discutir com os familiares próximos. A oferta de falar com uma pessoa objetiva pode ser útil.
Mudar o status quo
Pode haver algo no ambiente ou circunstâncias que está fazendo a pessoa idosa com raiva. Este pode ser que ele não é mais realmente conseguindo lidar por conta própria, mas incapaz de pedir ajuda. Ele pode até não ter certeza de que tipo de ajuda ele quer. Ele não pode querer ir em cuidados residenciais , por exemplo, mas podem não estar cientes de que existem outras opções. Às vezes, esse impasse deve ser abordada por falar direto. Pode ser que alguém de fora da família direta , por exemplo , um médico ou assistente social, deve abordar o idoso .