casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | pediatria

Como os procedimentos médicos mudaram nos últimos 100 anos?

1. Menos dor: Os incômodos durante as cirurgias foram bastante reduzidos graças a melhores anestésicos. Anteriormente, os médicos usavam coisas como álcool ou ópio, que nem sempre funcionavam tão bem. Agora temos medicamentos mais seguros e fortes para prevenir a dor.

2. De grandes cortes a pequenos buracos: As cirurgias costumavam significar grandes cortes, mas os médicos agora usam ferramentas menores e realizam procedimentos através de pequenos orifícios, quando possível. Isso significa cicatrizes menores e recuperação mais rápida.

3. Câmeras dentro de você: Em vez de fazer grandes cortes para ver o interior do corpo, os médicos usam pequenas câmeras e ferramentas inseridas através de pequenas aberturas. É como explorar uma caverna com um pequeno robô!

4. Zap! Lasers e Robôs: Lasers e robôs podem ajudar médicos em tarefas de precisão, como cirurgias oculares ou operações dentro de vasos sanguíneos. Eles são super precisos e podem até fazer pequenos pontos.

5. Cultivo de novas partes do corpo: Os cientistas descobriram maneiras de desenvolver nova pele, cartilagem e até órgãos em laboratórios. Isso pode ajudar pessoas em acidentes ou com órgãos danificados.

6. Máquinas Mágicas: Máquinas modernas como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom fornecem aos médicos imagens super nítidas do corpo. É como ter uma visão mágica de raios X!

7. Cirurgias Rápidas: Muitos procedimentos que costumavam levar horas agora podem ser realizados com muito mais rapidez graças a técnicas aprimoradas.

8. Combatendo Germes: Médicos e enfermeiros seguem regras rígidas para impedir a propagação de germes. Isto inclui lavar as mãos e usar roupas especiais. No passado, isto não era levado tão a sério, levando a infecções.

9. Tratamentos caseiros: Alguns tratamentos médicos agora podem ser feitos em casa, em vez de em hospitais, como diálise renal ou quimioterapia.

10. Medicina Avançada para Crianças: As crianças costumavam ter menos opções médicas, mas agora existem médicos e tratamentos especiais feitos sob medida para as necessidades das crianças.