casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | pediatria
Quais são as semelhanças das mudanças em meninos e meninas?
Meninos e meninas experimentam mudanças físicas e emocionais durante a puberdade. Aqui estão algumas semelhanças nas mudanças pelas quais eles passam:
Mudanças físicas: 1.
Avanço de crescimento: Tanto meninos quanto meninas experimentam um surto de crescimento, geralmente começando entre 10 e 14 anos de idade.
2.
Crescimento ósseo: Ossos longos crescem mais, resultando em aumento de altura.
3.
Crescimento muscular: Os músculos tornam-se maiores e mais fortes, levando ao aumento da força física.
4.
Mudanças na forma do corpo: Os ombros dos meninos se alargam, enquanto os quadris das meninas se alargam e os seios se desenvolvem.
5.
Pêlos pubianos: Os pelos pubianos começam a crescer tanto em meninos quanto em meninas.
6.
Pêlos nas axilas: Os pelos nas axilas também começam a crescer em ambos os sexos.
7.
Acne: Tanto meninos quanto meninas podem apresentar acne devido ao aumento da produção hormonal.
8.
Mudanças de voz: A voz dos meninos se aprofunda devido a alterações nas cordas vocais, enquanto as meninas podem apresentar leves alterações vocais.
9.
Ciclo menstrual (somente meninas): As meninas começam a ter períodos menstruais quando seus ovários começam a liberar óvulos.
Mudanças emocionais: 1.
Mudanças de humor: Tanto meninos quanto meninas podem apresentar alterações de humor e instabilidade emocional devido a alterações hormonais.
2.
Maior independência: Passam a buscar mais independência e autonomia dos pais e responsáveis.
3.
Formação de identidade: Eles começam a desenvolver seu próprio senso de identidade e identidade, incluindo seus valores e crenças.
4.
Consciência social: Eles se tornam mais conscientes das normas sociais, expectativas e pressão dos colegas.
5.
Consciência sexual: Tanto meninos quanto meninas desenvolvem uma maior consciência da sexualidade e dos relacionamentos românticos.
6.
Aumento da autoconsciência: Eles se tornam mais autoconscientes sobre sua aparência, mudanças corporais e interações sociais.
7.
Comportamentos de risco: Alguns rapazes e raparigas podem envolver-se em comportamentos de risco, como o consumo de substâncias ou práticas sexuais inseguras.
8.
Influência dos pares: Muitas vezes são influenciados pelos seus pares e podem adotar comportamentos e atitudes baseados na aceitação dos pares.
É importante observar que o momento e a intensidade dessas mudanças podem variar de pessoa para pessoa, e nem todos vivenciam todas elas na mesma medida.