casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | pediatria
O que fazer quando os estilos parentais são diferentes?
Os estilos parentais podem variar muito de família para família e, quando dois pais têm estilos diferentes, isso pode criar conflitos. Aqui estão algumas estratégias para ajudar pais com estilos parentais diferentes a trabalharem juntos e cuidarem de seus filhos de maneira consistente:
1. Comunique-se de forma aberta e respeitosa: Discuta suas filosofias, valores e expectativas parentais uns com os outros. Respeite as opiniões uns dos outros, mesmo que não concordem.
2. Encontre pontos em comum: Identifique as áreas em que vocês dois concordam com as abordagens parentais, como métodos disciplinares ou estabelecimento de limites. Concentre-se nessas áreas de acordo para construir uma base sólida para sua paternidade.
3. Estabeleça limites e regras claras: Crie um conjunto de regras e limites consistentes para seu filho que ambos os pais possam aplicar. Isso ajudará a criar um ambiente estável para seu filho.
4. Faça concessões quando necessário: Quando você tiver opiniões divergentes sobre uma questão parental, tente encontrar um acordo que funcione para vocês dois. Isso pode envolver dar e receber, e às vezes você pode precisar ajustar seu próprio estilo parental.
5. Respeitem as decisões uns dos outros: Mesmo que vocês nem sempre concordem com as escolhas parentais um do outro, é importante respeitá-las. Minar a autoridade um do outro diante de seu filho pode ser prejudicial ao desenvolvimento dele.
6. Apresente uma frente unida: Ao comunicar-se com seu filho sobre as decisões parentais, apresente uma frente unida. Isso ajudará seu filho a entender que vocês dois estão na mesma página e que suas regras são consistentes.
7. Procure ajuda profissional se necessário: Se você está lutando para resolver suas diferenças parentais e isso está afetando seu filho, considere procurar a ajuda de um terapeuta ou conselheiro familiar. Eles podem fornecer orientação e apoio no desenvolvimento de uma abordagem parental consistente.
8. Esteja disposto a mudar e crescer: Os estilos parentais podem mudar com o tempo, à medida que você aprende mais sobre seu filho e suas próprias habilidades parentais. Esteja aberto para adaptar seu estilo parental conforme necessário para criar um ambiente positivo e de apoio para seu filho.
9. Lembre-se do amor: No final das contas, vocês dois amam seu filho e querem o melhor para ele. Concentre-se nesse objetivo comum ao tomar decisões e resolver diferenças.