casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | pediatria

Se você tem 11 anos, você é muito velho e dorme com os pais?

Não existem regras definitivas sobre quando uma criança é velha demais para dormir com os pais. Algumas crianças sentem-se confortáveis ​​em partilhar o quarto com os pais até à adolescência, enquanto outras podem começar a sentir-se mais independentes e querer o seu próprio espaço já na escola primária. Em última análise, cabe a você e ao seu filho decidir quando é a hora certa para ele dormir na sua própria cama.

Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao tomar essa decisão:

* Idade e desenvolvimento do seu filho: À medida que as crianças crescem, elas desenvolvem um senso mais forte de identidade e independência. Eles podem começar a sentir necessidade de um espaço privado, onde possam relaxar e ser eles mesmos.
* Arranjos de sono da sua família: Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno, pode ser difícil dar a cada criança seu próprio quarto. Neste caso, poderá ser necessário partilhar o quarto com o seu filho por um período de tempo mais longo.
* Seu próprio estilo parental: Alguns pais ficam confortáveis ​​com a ideia de seus filhos dormirem com eles, enquanto outros preferem que seus filhos durmam em suas próprias camas. Não existe resposta certa ou errada, e o que funciona para uma família pode não funcionar para outra.

Se você está pensando em deixar seu filho de 11 anos dormir com você, há algumas coisas que você pode fazer para facilitar a transição:

* Comece conversando com seu filho sobre isso: Deixe-os saber que você está pensando em deixá-los dormir com você e veja o que eles acham da ideia.
* Estabeleça algumas regras básicas: Se você decidir deixar seu filho dormir com você, certifique-se de estabelecer algumas regras básicas sobre o que é ou não permitido. Por exemplo, você pode querer decidir quanto tempo eles podem passar na sua cama todas as noites e se podem ou não levar brinquedos para a cama.
* Seja paciente: Pode levar algum tempo para que seu filho se adapte a dormir em sua cama. Seja paciente e compreensivo e diga-lhes que você estará ao seu lado se precisarem de alguma coisa.

Se a qualquer momento você ou seu filho se sentirem desconfortáveis ​​com o acordo, não hesite em fazer uma mudança. O mais importante é que todos da sua família tenham uma boa noite de sono.