casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | pediatria
Quantos anos tenho para ter filhos?
A decisão de quando ter filhos é pessoal e não existe resposta “certa” ou “errada”. Algumas pessoas optam por ter filhos aos 20 e poucos anos, enquanto outras esperam até os 30 ou até os 40 anos. Existem prós e contras na paternidade precoce e tardia e, em última análise, a melhor decisão para uma pessoa pode não ser a melhor para outra.
Prós de ter filhos cedo: * Mais energia:Os pais mais jovens podem ter mais energia para acompanhar os filhos.
* Melhor saúde:As mães mais jovens têm menos probabilidade de ter complicações durante a gravidez e o parto.
* Mais acessível:Criar os filhos pode ser caro e os pais mais jovens podem ter mais tempo para poupar dinheiro.
* Sistemas imunitários mais fortes:Os bebés nascidos de mães mais jovens podem ter sistemas imunitários mais fortes.
Contras de ter filhos cedo: * Menos estabilidade financeira:Os pais mais jovens podem não ter tanta estabilidade financeira como os pais mais velhos.
* Menos experiência de vida:Os pais mais jovens podem ter menos experiência de vida para criar os filhos.
* Mais responsabilidades de cuidado dos filhos:Os pais mais jovens podem ter mais responsabilidades de cuidado dos filhos, pois podem não ter avós ou outros membros da família disponíveis para ajudar.
* Mais dificuldade para voltar à escola ou à carreira:Os pais mais jovens podem ter mais dificuldade para voltar à escola ou à carreira.
Prós de ter filhos tarde: * Mais estabilidade financeira:Os pais mais velhos podem ter mais estabilidade financeira e ser capazes de proporcionar melhor aos seus filhos.
* Mais experiência de vida:Os pais mais velhos podem ter mais experiência de vida para criar os filhos.
* Mais flexibilidade:Os pais mais velhos podem ter mais flexibilidade nos seus horários e poder passar mais tempo com os filhos.
* Maior chance de sucesso no tratamento de fertilidade:Mulheres mais velhas podem ter maiores chances de sucesso no tratamento de fertilidade.
Contras de ter filhos tarde: * Riscos médicos mais elevados:As mães mais velhas têm maior probabilidade de ter complicações durante a gravidez e o parto.
* Aumento do risco de doenças genéticas:O risco de algumas doenças genéticas, como a síndrome de Down, aumenta com a idade materna.
* Menos acessível:Criar os filhos pode ser caro e os pais mais velhos podem ter menos tempo para poupar dinheiro.
* Potencial fadiga física ou emocional associada a ser um pai mais velho
É importante notar que estas são apenas generalizações e que existem muitas exceções à regra. Alguns pais mais jovens têm muito sucesso, enquanto alguns pais mais velhos enfrentam desafios. Em última análise, a melhor decisão sobre quando ter filhos é pessoal e deve ser tomada em consulta com o parceiro, a família e o profissional de saúde.