casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | pediatria
Como as pessoas devem agir em relação às crianças com síndrome de Tourettes?
As pessoas devem tratar os indivíduos com Síndrome de Tourette com respeito, compreensão e inclusão. Aqui estão algumas maneiras recomendadas de interagir com crianças com Síndrome de Tourette:
1. Eduque-se :
Reserve um tempo para entender a Síndrome de Tourette e seus sintomas comuns. Familiarize-se com seus tiques e gatilhos específicos para melhor auxiliá-los em ambientes sociais.
2. Seja respeitoso :
Respeite sua privacidade e autonomia. Não faça perguntas intrusivas nem faça comentários sobre seus tiques. Trate seus tiques como uma parte natural de seu comportamento, sem estigma ou julgamento.
3. Ofereça um ambiente seguro :
Crie um espaço seguro onde eles se sintam confortáveis para se expressar sem medo de serem ridicularizados. Isso ajudará a construir confiança e segurança.
4. Permaneça Paciente :
Os tiques podem ser involuntários e imprevisíveis. Seja paciente e compreensivo e evite responder negativamente ou com aborrecimento quando ocorrer um tique.
5. Redirecione com cuidado :
Se um tique se tornar perturbador ou potencialmente prejudicial, sugira de maneira gentil e privada uma atividade alternativa que possa redirecionar seu foco.
6. Incentive a comunicação :
Discuta abertamente suas experiências, preocupações e desafios com a Síndrome de Tourette. Ofereça um ouvido atento e forneça apoio emocional.
7. Respeite a privacidade :
Não os destaque nem chame atenção indevida para seus tiques. Respeite sua privacidade e mantenha a confidencialidade sobre sua condição.
8. Incluir e envolver :
Envolva-os em atividades e inclua-os em ambientes sociais como faria com qualquer outra pessoa. Incentive sua participação e hobbies para aumentar sua autoconfiança.
9. Evite provocar ou imitar :
É insensível e desrespeitoso provocar ou imitar os tiques de alguém. Ensine os outros a serem compreensivos e solidários.
10. Reforço Positivo :
Concentre-se em seus pontos fortes, talentos e realizações, e não em seus tiques. O reforço positivo e os elogios pelas suas realizações aumentarão a sua auto-estima.
11. Procure ajuda profissional :
Se os tiques forem graves ou causarem prejuízos significativos em sua vida diária, incentive a família a procurar ajuda profissional de um profissional médico ou terapeuta.
12. Seja um aliado :
Defenda os seus direitos, fale contra a discriminação e apoie organizações que fornecem recursos e assistência a indivíduos com Síndrome de Tourette.
Ao criar um ambiente de apoio e compreensão, você pode ajudar as crianças com Síndrome de Tourette a se sentirem incluídas e valorizadas, permitindo-lhes prosperar e atingir seu pleno potencial.