casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | pediatria
Coronavírus em contexto:você deve mandar seus filhos de volta à escola?
Coronavírus em contexto:você deve mandar seus filhos de volta à escola? A pandemia da COVID-19 perturbou os sistemas educativos em todo o mundo e muitos pais enfrentam agora a difícil decisão de enviar ou não os seus filhos de volta à escola. Não há uma resposta fácil, pois os riscos e benefícios de frequentar a escola pessoalmente variam dependendo de cada criança e das circunstâncias da sua família.
Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao tomar sua decisão: *
A idade e a saúde da criança. Crianças com menos de 12 anos têm menos probabilidade de desenvolver doenças graves devido à COVID-19, mas ainda podem transmitir o vírus a outras pessoas. As crianças com problemas de saúde subjacentes correm maior risco de doenças graves, pelo que podem necessitar de tomar precauções adicionais ou considerar a aprendizagem à distância.
*
A situação local da COVID-19. O risco de infecção é maior em áreas com elevado número de casos de COVID-19. Se sua comunidade estiver enfrentando um aumento no número de casos, você pode considerar manter seu filho em casa, longe da escola.
*
As medidas de segurança da escola. Pergunte à escola sobre as medidas que estão tomando para proteger os alunos da COVID-19, como requisitos de máscara, distanciamento social e estações de lavagem das mãos. Certifique-se de estar confortável com os protocolos de segurança da escola e de que seu filho seja capaz de segui-los.
*
As necessidades da sua família. Considere sua situação de trabalho e sua capacidade de fornecer cuidados infantis se seu filho estiver aprendendo remotamente. Talvez você também precise considerar o impacto do fechamento da escola no desenvolvimento social e emocional do seu filho.
Em última análise, a decisão de mandar ou não seu filho de volta à escola é uma questão pessoal. Não existe resposta certa ou errada, e a melhor decisão para uma família pode não ser a melhor decisão para outra. Se ainda estiver indeciso, você pode conversar com o médico ou profissional de saúde mental do seu filho para obter orientação. Eles podem ajudá-lo a avaliar os riscos e benefícios e a tomar a melhor decisão para seu filho e sua família.
Recursos adicionais: * [CDC:Considerações para Escolas - Planejando a reabertura segura de escolas](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/schools-childcare/reopening-schools.html)
* [AAP:Recursos e orientações sobre COVID-19 para famílias](https://www.aap.org/en/pages/2019-novel-coronavirus-covid-19-infections/covid-19-family-resources.aspx)
* [NASP:COVID-19 e Saúde Mental Escolar](https://www.nasponline.org/resources-and-publications/resources-and-podcasts/school-climate-safety-and-crisis/health-crisis-resources /covid-19-e-saúde-mental-escolar)