casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | pediatria

Os gêmeos correm em famílias? O que saber sobre a hereditariedade de

Sim, gêmeos ocorrem em famílias. A tendência de ter gêmeos é herdada tanto da mãe quanto do pai. No entanto, a genética exata da geminação não é totalmente compreendida.

Qual ​​é a chance de ter gêmeos?

A chance de ter gêmeos varia de mulher para mulher. Algumas mulheres têm maior probabilidade de ter gêmeos do que outras. Fatores que podem aumentar a chance de ter gêmeos incluem:

* Histórico familiar de gêmeos. Se você tem um parente próximo (como um pai ou irmão) que é gêmeo, é mais provável que você tenha gêmeos.
* Idade. Mulheres com mais de 35 anos têm maior probabilidade de ter gêmeos.
* Corrida. As mulheres afro-americanas têm maior probabilidade de ter gêmeos do que as mulheres de outras raças.
* Peso. Mulheres com sobrepeso ou obesidade têm maior probabilidade de ter gêmeos.
* Tratamentos de fertilidade. Mulheres que utilizam tratamentos de fertilidade, como fertilização in vitro (FIV), têm maior probabilidade de ter gêmeos.

Quais são os diferentes tipos de gêmeos?

Existem dois tipos principais de gêmeos:

* Gêmeos idênticos. Gêmeos idênticos são formados quando um único óvulo fertilizado se divide em dois embriões. Gêmeos idênticos são sempre do mesmo sexo e têm a mesma composição genética.
* Gêmeos fraternos. Gêmeos fraternos são formados quando dois óvulos separados são fertilizados por dois espermatozoides diferentes. Gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes. Eles não têm a mesma composição genética de gêmeos idênticos.

Os gêmeos são saudáveis?

A maioria dos gêmeos é saudável. No entanto, os gêmeos são mais propensos a ter certos problemas de saúde, como:

* Nascimento prematuro. Os gêmeos têm maior probabilidade de nascer prematuramente do que os bebês solteiros.
* Baixo peso ao nascer. Os gêmeos têm maior probabilidade de ter baixo peso ao nascer do que os bebês solteiros.
* Defeitos congênitos. Os gêmeos têm maior probabilidade de ter defeitos congênitos do que os bebês solteiros.
* Síndrome da transfusão entre gêmeos (TTTS). TTTS é uma condição que pode ocorrer em gêmeos idênticos que compartilham uma placenta. O TTTS pode causar sérios problemas de saúde, como insuficiência cardíaca e danos cerebrais.

Quais são as perspectivas para gêmeos?

As perspectivas para gêmeos geralmente são boas. A maioria dos gêmeos cresce e se torna adultos saudáveis ​​e produtivos. No entanto, os gêmeos podem precisar de cuidados especiais durante a gravidez e a infância.

Se você estiver grávida de gêmeos, converse com seu médico sobre os riscos e complicações da gravidez gemelar. Seu médico pode ajudá-la a garantir que você e seus gêmeos tenham uma gravidez e um parto saudáveis.