casa | | Informação em Saúde > | Saúde da Família | pediatria
O que é Hidrocefalia Congênita?
A hidrocefalia congênita é uma condição na qual uma criança nasce com uma quantidade excessiva de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro. Isso pode fazer com que a cabeça aumente, pois os ossos do crânio ainda não estão totalmente formados e podem esticar para acomodar o fluido extra. A hidrocefalia congênita pode ser causada por vários fatores, incluindo defeitos genéticos, infecções e problemas de saúde materna.
Os sintomas da hidrocefalia congênita podem incluir:
* Uma cabeça incomumente grande
* Rápido crescimento da cabeça
* Fontanelas salientes (pontos moles no crânio do bebê)
* Olhos voltados para baixo (olhos do pôr do sol)
* Convulsões
* atrasos no desenvolvimento
A hidrocefalia congênita pode ser diagnosticada com uma variedade de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O tratamento normalmente envolve cirurgia para colocar um shunt, que é um pequeno tubo que drena o LCR extra do cérebro para outra parte do corpo, como o abdômen. Os shunts geralmente são permanentes, mas podem precisar ser ajustados ou substituídos à medida que a criança cresce.
O prognóstico para bebês com hidrocefalia congênita varia dependendo da gravidade da doença e da oportunidade do tratamento. Com diagnóstico e tratamento precoces, muitos bebês com hidrocefalia congênita conseguem viver vidas plenas e produtivas.